Vídeo de Actinophrys sp - Um Heliozoario - Microscopia - A vida sob instrumentos óticos!

MICROSCOPIA
A Vida Sob Instrumentos Óticos
Microscopio
Ir para o conteúdo

Vídeo de Actinophrys sp - Um Heliozoario

Videos
Actinophyrys sp



Os actinófilos são grupos pequenos e familiares de heliozoários . Eles são os heliozoos mais comuns em água doce e são especialmente freqüentes em lagos e rios, mas alguns são encontrados em habitats marinhos e solo. Cada actinófilo é de forma unicelular e grosso modo esférico, sem qualquer casca ou teste, e com muitas pseudopodias apoiadas por axópodes que irradiam para fora do corpo da célula, que aderem à presa que passa e permite rolo ou flutuam. A porção externa da célula, ou ectoplasma, é distinta e é preenchida com muitas pequenas vacúolas . O organismo regula a flutuabilidade e mantém a homeostase através do uso de vacúolas contrácteis , que são visíveis como protuberâncias claras quando cheios.

Existem dois gêneros incluídos aqui. Actinophrys tem um único núcleo central. A maioria tem cerca de 40-50 μm de diâmetro, com axópodes de até 100 μm de comprimento, embora isso varie. O actinosphaerium é várias vezes maior, de 200-1000 μm de diâmetro, com muitos núcleos, e é encontrado exclusivamente em água doce. Dois outros gêneros, Echinosphaerium e Camptonema , foram descritos, mas parecem ser sinônimos.

A reprodução ocorre por fissão, com mitose aberta . Em condições desfavoráveis, o organismo formará um cisto, que é de paredes múltiplas e coberto de espigas. Enquanto encistado, pode sofrer um processo peculiar de autogamia ou autofecundação , onde atravessa a meiose e divide-se para formar dois gametas, que então se fundem novamente. Esta é a única forma de reprodução sexual que ocorre dentro do grupo, embora seja realmente mais reorganização genética do que a reprodução.

Os axópodes são suportados por microtúbulos dispostos em um padrão único e característico de bobina dupla. Em Actinophrys , estes surgem da membrana nuclear, enquanto em Actinosphaerium alguns fazem e outros não. Outros heliozoas onde os microtúbulos surgem do núcleo foram considerados parentes possíveis, e agora parece que os actinófilos desenvolveram-se a partir de axodinos como Pedinella . Estas são algas heterokont especializadas , relacionadas a algas douradas , diatomáceas , algas marrons e semelhantes, que possuem tentáculos apoiados por microtúbulos.

Actinophyrys se alimenta de pequenos flagelados, cilates e algas, etc.

Originalmente colocado em heliozoa ( Sarcodina ), o grupo foi transferida para Actinochrysophyceae (Axodines), ou para Raphidomonadea

Fonte: Wikipedia
Por Leônidas Galbas Santos e Contribuintes
Foto de Leônidas Galbas Santos
Microscópio
Voltar para o conteúdo