Fotomicrografia da Alga Characiopsis sp - Microscopia - A vida sob instrumentos óticos!

MICROSCOPIA
A Vida Sob Instrumentos Óticos
Microscopio
Ir para o conteúdo

Fotomicrografia da Alga Characiopsis sp

Fotos ao microscópio > Botanica > Algas > Algas Superiores - Microalgas - Macroalgas
Characiopsis sp
Characiopsis sp

Segundo Bicudo e Menezes 2017: "Indivíduos de hábito fixo, isolados ou que vivem em grupos de até algumas dezenas.
A célula pode ser fusiforme, elipsóide ou ovóide, tem o pólo apical (livre) amplamente arredondado, acuminado ou até encimado por um apículo e o basal continuando por um estipe de comprimento variado que pode, em alguns casos, faltar. Neste último caso, a célula se fixa diretamente ao substrato por uma quantidade de cimento. A parede celular é lisa e apresenta espessura variada. Os cromoplastídios variam em número de um a vários e são parietais na célula. O pirenóide está sempre ausente.
Quanto à forma, Characiopsis e Characidiopsis são, praticamente, idênticos; a diferença entre os dois reside na presença de estigma e vacúolos contráteis no último gênero e na ausência de ambas as estruturas no primeiro.
O gênero compreende 65 espécies identificadas pela forma da célula, pelo tipo de fixação ao substrato e pelo número de cromoplastídios. O hábito epífito destas algas limita muito sua coleta, que deve ser feita na zona litorânea e realizada apanhando amostras de partes submersas ou de exemplares inteiros da vegetação superior aí presente. Apesar disso, é dos gêneros de Xanthophyceae mais abundantemente coletados. Quase não há amostra colhida em que não haja exemplares de Characiopsis. O gênero é conhecido de localidades distribuídas pelo mundo todo. Ettl (1978) permite identificar essas 65 espécies, pois tem chave, descrição e ilustração de cada uma delas. Praticamente, todo o conhecimento sobre este gênero no Brasil vem dos trabalhos de Agujaro (1991) e Bicudo et al. (2005), que referiram 14 espécies para o município de São Paulo e são, portanto, recomendados para a identificação taxonômica dessas espécies."


Characiopsis elegans (possivelmente)
Por Leônidas Galbas Santos e Contribuintes
Foto de Leônidas Galbas Santos
Microscópio
Voltar para o conteúdo