Fotomicrografia da Alga Euglena gracilis - Microscopia - A vida sob instrumentos óticos!

MICROSCOPIA
A Vida Sob Instrumentos Óticos
Microscopio
Ir para o conteúdo

Fotomicrografia da Alga Euglena gracilis

Fotos ao microscópio > Botanica > Algas > Algas Superiores - Microalgas - Macroalgas
Euglena gracilis
Euglena gracilis

Euglena gracilis é uma espécie de algas eucariotas unicelulares no gênero Euglena . Eles têm um cloroplasto secundárioe podem se alimentar por fotosíntese , heterotrofia ou fagocitose . Eles têm uma superfície celular altamente flexível, permitindo que eles mudem de forma de células finas de até 100 um de comprimento para esferas de aproximadamente 20 μm. Eles têm dois flagelos , apenas um dos quais emerge do bolso flagelar (reservatório) na parte anterior da célula e pode se movimentar pela natação ou pelo chamado movimento "euglenoide" nas superfícies. Euglena gracilis tem sido amplamente utilizado no laboratório como um organismo modelo , particularmente para estudar biologia celular e bioquímica.

Taxonomia
Um estudo morfológico e molecular do Euglenozoa colocou Euglena gracilis em estreito parentesco com a espécie Khawkinea quartana , com Peranema trichophorum basal para ambos.
Embora uma análise molecular posterior mostrou que E. gracilis estava, de fato, mais intimamente relacionado com Astasia longa do que para certas outras espécies reconhecidas como Euglena . O transcriptome de Euglena gracilis foi recentemente seqüenciado, fornecendo informações sobre todos os genes que o organismo está usando ativamente. Eles descobriram que Euglena Gracilistem toda uma série de novos genes não classificados que podem produzir carboidratos complexos e produtos naturais.

Fonte: Wikipedia
Por Leônidas Galbas Santos e Contribuintes
Foto de Leônidas Galbas Santos
Microscópio
Voltar para o conteúdo