Trachelomonas armata - Microscopia - A vida sob instrumentos óticos!

MICROSCOPIA
A Vida Sob Instrumentos Óticos
Microscopio
Ir para o conteúdo

Trachelomonas armata

Videos
Trachelomonas armata

Produzido por Leonidas Galbas Santos para www.microscopia.bio.br

Trachelomonas

Classificação científica
Domínio: Eucarioto
(não classificado): Excavata
Filo: Euglenozoa
Classe: Euglenoidea
Ordem: Euglenales
Família: Euglenaceae
Gênero: Trachelomonas
Ehrenberg , 1833

O gênero Trachelomonas caracteriza-se pela presença de uma cobertura semelhante a uma concha chamada lorica . Detalhes da estrutura lorica determinam a classificação de espécies distintas no gênero. A lorica pode existir em formas esféricas, elípticas, cilíndricas e pirais (em forma de pêra) e medidas de 5 a 100 µ de diâmetro ou comprimento. A superfície da lorica pode ser lisa, pontuada ou estriada e variar de hialina, amarelo ou marrom. Estas cores são devidas ao acúmulo de hidróxido férrico e óxido manganico depositado na mucícula e nos minerais que compõem a lorica. Em Trachelomonas , a presença de uma lorica obscurece os detalhes citoplasmáticos da célula subjacente. Em cada Trachelomonascélula, há uma abertura no ápice da lorica a partir da qual o flagelo se projeta. O espessamento em torno dessa lacuna resulta em uma aparência semelhante a uma jante ou a uma gola. Durante a reprodução assexuada, o núcleo se divide produzindo duas células filhas, uma das quais sai pela abertura na lorica. Esta nova célula, então, sintetiza sua própria nova lorica.

Fonte: wikipedia (En)

Trachelomonas armata
var. Longispina(Playfair) Deflandre
Trachelomonas Gênero: Euglenas em uma lorica próxima ; um único flagelo longo se estende através da abertura pequena; lorica com ou sem colar curto ; amarelo a marrom (como conhecer os protozoários, 1979). Lorica muitas vezes possui numerosas espinhas, composta de hidróxido férrico impregnado com composto manganês marrom (Kudo, 1966).
Espécies: 30-60 µm de comprimento, Espinhos ao redor da borda do colar, também na traseira 1/4 da lorica, água fresca (Como conhecer os protozoários, 1979).
Trachelomonas armata var. longispina (ou var. ovata Swirenko?), lorica 43 µm de comprimento, 33 µm de largura, x 400, x 640, Uruguai, novembro de 1999, foto de Yuuji Tsukii 50 µm 100 µm 150 µm; x 400: 31 µm 63 µm 94 µm; x 640


Tradução: Google Translator
Por Leônidas Galbas Santos e Contribuintes
Foto de Leônidas Galbas Santos
Microscópio
Voltar para o conteúdo