Fotomicrografia de Aloe vera - Babosa - Microscopia - A vida sob instrumentos óticos!

MICROSCOPIA
A Vida Sob Instrumentos Óticos
Microscopio
Ir para o conteúdo

Fotomicrografia de Aloe vera - Babosa

Fotos ao microscópio > Botanica > Estudos Vegetais
Estudo da Aloe vera - Babosa através de Fotomicrografia
Aloe vera - Babosa

Aloe succotrina e Aloe vera são espécies de plantas conhecidas popularmente como babosa, gel natural e aloés. São nativas do norte de África. Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe. Deste universo, apenas 4 espécies são seguras para uso em seres humanos, dentre as quais destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller, sendo esta última reconhecida como a espécie de maior concentração de nutrientes no gel da folha.

Etimologia

"Aloés" vem do romano aloé, através do japonês aloes, que é o primitivo de aloe. "Babosa" vem do substantivo cordial "baboso", numa referência à resina produzida pela planta. Aloe vera significa, traduzido do grego , "aloés verdadeiro". Aloe vera (do italiano vera, "verdadeira") ou aloés tem um aspecto de um cacto de cor verde, mas este pertence à família dos lírios. Esta planta por dentro tem um líquido derretido
Características e Habitat

A, Aloe vera floresce no começo da primavera, geralmente com flores de um amarelo vivo em uma longa haste que se projeta para fora do centro da roseta. Suas flores são, ocasionalmente, de cor laranja ou vermelha. Em uma planta já desenvolvida, a haste se eleva, geralmente, de 60 a 90 centímetros acima da extremidade das folhas. Como suas folhas são suculentas, elas estão cheias de uma substância gelatinosa que pode ser extraída e então engarrafada ou incorporada em vários produtos.

A Aloe vera tem folhas espinhosas de cor verde, com o formato de lanças que crescem numa formação de roseta (tal qual pétalas de rosa). Suas folhas frequentemente crescem até 75 cm e podem chegar a pesar de 1,4 a 2,3 kg cada uma.

A Aloe vera é uma planta originária de regiões desérticas. Por causa do meio hostil em que se desenvolve, ela adquiriu inúmeras capacidades para sobreviver onde muito poucas espécies vegetais conseguem. Além de crescer no deserto, ela também só é encontrada em certas zonas tropicais do mundo e, por esta razão, não é muito conhecida em regiões de climas frios.

Fonte: wikipedia
Por Leônidas Galbas Santos e Contribuintes
Foto de Leônidas Galbas Santos
Microscópio
Voltar para o conteúdo