Catenula leptocephala - Microscopia - A vida sob instrumentos óticos!

MICROSCOPIA
A Vida Sob Instrumentos Óticos
Microscopio
Ir para o conteúdo

Catenula leptocephala

Videos
Catenula leptocephala (possivelmente)


Produzido por Leonidas Galbas Santos para www.microscopia.bio.br

Catenulida


classificação científica
Reino: animal
Filo: Platyhelminthes
Classe: Catenulida (Meixner de 1924)
Famílias:
Catenulidae
Chordariidae
Retronectidae
Stenostomidae
Tyrrheniellidae
sinônimos
Notandropora Reisinger de 1924

O verme pertence ao gênero Catenula e pertence à família Catenulidae . O nome científico da espécie (Catenula leptocephala) foi publicado pela primeira vez em 1956 por Nutty Combe válido.



Catenulida é uma ordem de vermes na classificação clássica, ou uma classe de vermes em uma abordagem filogenética. Eles são relativamente pequenos vermes planos de vida livre, que habitam ambientes de água doce e marinhos. Existem cerca de 100 espécies descritas em todo o mundo, mas a anatomia simples faz distinção espécies problemático.

A anatomia do catenulidas é simples e não tem partes duras. A boca está localizada anteriormente e liga a um simples faringe e um intestino simples que forma uma ciliado saco. Eles possuem dois pares de cordões nervosos e muitas vezes uma estatocisto , bem como um único protonephridium  (célula chama).

As gônadas são não pareado. Excepcionalmente, o gonoporo macho abre na superfície dorsal do animal, acima da faringe, enquanto o sistema reprodutivo feminino carece de qualquer das condutas normais e estruturas relacionadas encontrados em outros vermes. O esperma é imóveis e carece de flagelos ou cílios. assexuada reprodução assexuda por paratomia (brotamento) é comum, e que conduz geralmente a uma cadeia de organismos ( zoóides ), daí o nome, a partir Latim catenula , cadeia pequena.

Os membros do simbiótica gênero Paracatenula falta um trato digestivo , e em vez disso usam bactérias simbiontes intracelulares quimioautotróficas para sua nutrição.


Fonte: wikipedia (EN) e (Nl)
Tradução Google
Por Leônidas Galbas Santos e Contribuintes
Foto de Leônidas Galbas Santos
Microscópio
Voltar para o conteúdo