Micrasterias thomasiana - Microscopia - A vida sob instrumentos óticos!

MICROSCOPIA
A Vida Sob Instrumentos Óticos
Microscopio
Ir para o conteúdo

Micrasterias thomasiana

Videos
Micrasterias thomasiana em campo escuro


Produzido por Leonidas Galbas Santos para www.microscopia.bio.br

Micrasterias é uma alga verde unicelular da ordem Desmidiales . Suas espécies variam em tamanho, atingindo até centenas de microns.
Micrasterias apresenta uma simetria bilateral, com duas semi-células de imagem espelhada unidas por um istmo estreito contendo o núcleo do organismo. Esta estrutura semi-celular dupla é exclusiva do grupo de algas verdes a que pertence Micrasterias. Cada semi-célula contém um único cloroplasto grande, o site da fotossíntese para microorganismos . Os cloroplastos dentro de Micrasterias contêm clorofila a e clorofila b e as enzimas necessárias para a fotossíntese . O açúcar é usado para fornecer energia para o organismo ou, se não usado, absorvido por muitos pequenos peneíneos redondos que estão embutidos no cloroplasto. Eles convertem o açúcar em um amido para armazenamento.
Micrasterias podem produzir asexualmente e sexualmente. A reprodução assexuada ocorre por via mitosis. Quando isso acontece, o material genético de Micrasterias é duplicado e duas pequenas semi-células crescem entre as semi-células originais, aumentando gradualmente de tamanho. A reprodução sexual ocorre através de um processo chamado de conjugação em que dois organismos se juntam e fundem suas células haplóides para formar um cigoto diploide. Este cigoto tipicamente forma uma grossa parede protetora que pode permitir que o organismo permaneça adormecido durante muitos meses para sobreviver a invernos frios e longas secas. Quando condições adequadas resumem, o zygospore irá germinar, sofrer meiosis e produzir novas células de algas haplóides.

Fonte: Wikipedia
Por Leônidas Galbas Santos e Contribuintes
Foto de Leônidas Galbas Santos
Microscópio
Voltar para o conteúdo