Vídeo Spirostomum - Microscopia - A vida sob instrumentos óticos!

MICROSCOPIA
A Vida Sob Instrumentos Óticos
Microscopio
Ir para o conteúdo

Vídeo Spirostomum

Videos
Spirostomum - Vídeo Primeiro

Produzido por www.microscopia.bio.br - Leônidas Galbas Santos

Created by www.microscopia.bio.br

Spirostomum é um gênero de protistas ciliados de vida livre, pertencente à classe Heterotrichea . Espécies de Spirostomum são encontradas água salgada e água doce. Todos são alongados, flexíveis e altamente contrários. Embora unicelulares , membros de algumas espécies podem crescer até 4 mm (0,16 in).

Aparência e características
Spirostomum sp.

O corpo da célula é longo e sem-fim. Na seção transversal é principalmente cilíndrica, mas pode ser achatada na extremidade da cauda. O vacúolo excretor posterior é grande e pode preencher a "cauda" total. Cílios no corpo da célula são curtos e dispostos em linhas longitudinais. O comprimento do peristoma varia entre as espécies, de cerca de 1/4 a tanto quanto 2/3 do comprimento da célula. O peristoma é confinado com membranelas , que são usadas para canalizar partículas de alimento para a cavidade oral da criatura. O macronúcleo pode ser moniliforme (como um fio de contas) ou compacto e oval, dependendo da espécie.

O Spirostomum se reproduz por fissão binária. A reprodução pode ser puramente assexuada, ou pode seguir a conjugação , durante a qual os indivíduos compatíveis são reunidos e transferem material genético através de uma ligação citoplasmática.

Membros do gênero são extremamente contrários. Quando assustado, Spirostomum ambiguum pode contrair para menos de metade do seu comprimento em 1/200 de um segundo (uma velocidade de contração semelhante à da Vorticella cilíndrica).  À medida que se contrai, o córtex da célula se torcia e se alarga, e sua estrutura em espiral fica visível. O mecanismo da contratilidade de Spirostomum foi primeiro estudado por Ernst Haeckel em 1873 e continuou a atrair atenção acadêmica.

Algumas espécies provaram ser sensíveis à presença de metais pesados ??e foram utilizadas por ecologistas como indicadores de pureza da água.

Uma espécie amplamente distribuída, mas raramente vista, Spirostomum semivirescens , carrega zoochlorellae simbiótica e se abriga dentro de uma lorica mucilaginosa.
Classificação

O gênero Spirostomum foi estabelecido por Christian Gottfried Ehrenberg em 1833 e colocado na família Spirostomidae por Samuel Friedrich von Stein em 1867.

Análises recentes de sequências de genes de RNA ribossômico confirmaram que é um grupo monofilético

Produzido para www.microscopia.bio.br por Leônidas Galbas Santos

Fonte: wikipedia
Por Leônidas Galbas Santos e Contribuintes
Foto de Leônidas Galbas Santos
Microscópio
Voltar para o conteúdo